Barra de localização deste blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hip Hop na estrada etapa ITABORAÍ

Oi, boa tarde, poderia me dar uma informação?
Onde fica a Praça Floriano Peixoto?
É aqui em Itaboraí?
Sim, e sim.
Alan!! Oh Alan, sabe onde é a praça... Qual nome?
Floriano Peixoto.
Tem o que lá?
Um evento de música.
Ah! Tá! deve aquela lá de cima, da quadra. que tá tendo um trio elétrico.
Trio elétrico?
É tem uns roqueiros de preto lá também, deve ser lá esse evento de música, é de rock não é?
Não pow, é de Rap, hip-hop!
Praça que tem aqui no centro, é essa aqui do ponto das vans, e essa ali em cima.
Beleza vou lá ver, obrigado!
(Eles devem tá pensando, coitado, mais perdido que cego em tiroteio!)

Vou subindo pequena a ladeira, quando viro a esquina, não é que tinha mesmo um carro de trio elétrico, parei dei uma olhada panorâmica, avistei um pessoal dançando break se jogando literalmente no chão, pronto achei.

Esse é o palco da história que por mim será contada. (Racionais Mc´s)

O projeto HIP HOP NA ESTRADA do SESC São Gonçalo, teve como parada em sua 4ª etapa, a linda e aconchegante cidade de Itaboraí, o sol mais uma vez compareceu pra nos abraçar e nos aquecer, mas a Pç Marechal Floriano Peixoto com sua bela arborização, oferecia sombras e locais frescos de refugio do astro rei.

 Crianças brincando, bicicletas pra lá e para cá, namorados na grama, e não que tinha um grupo de roqueiros também! Ia ter um evento do gênero no mesmo dia ali perto, Itaboraí recebeu literalmente uma invasão musical.

Nissim, apresentador do evento preparado, som ligado, DJ Roger Flex convida os B.Boys para dançarem em frente ao carro de som, e começar as atividades previstas, não era um trio elétrico, era um carro de som!
Aberta a roda de dança, eis que a mágica do Hip Hop acontece, o OPEN SCHOOL grupo de dança de rua feminino local, que recebeu oficina de dança durante a semana com o B.Boy Kaleo, roubou a cena ao entrar como um rolo compressor na roda, levando os presentes ao delírio.

Oficina de dança?
O projeto HIP HOP NA ESTRADA foge do lúdico de apenas fazer um evento de Hip Hop em uma cidade, ele passa a semana inteira na cidade escolhida, oferecendo gratuitamente quatro oficinas de Hip Hop para escolas locais, intuito é difundir e plantar uma semente da cultura, o HIP HOP se divide em 4 elementos, Dança, Rap, DJ e Graffiti

Em Itaboraí as escolas e oficinas foram:
E.M Maria Ana -  Oficina de Rap com o MC Nissin do grupo Oriente

E.M Clara Pereira de Oliveira – Oficina de DJ com o DJ Roger Flex do Programa A voz das periferias

E.M Luiz Carlos Cáforo – Oficina de dança com o consagrado B.Boy Kaleo

E.M Guilherme de Miranda Saraiva –  Oficina de graffiti com Aila, artista de renome e experiência internacional.

O Grupo STREET STYLE (Ao centro foto abaixo) fez mais uma vez uma enérgica apresentação com coreografias envolventes e empolgantes.
Itaboraí, me surpreendeu ao me mostrar que lá haviam outros grupos bem ensaidos e organizados de dança de rua, como o SOBERANIA HIP HOP (De costas foto acima) que uniformizado prestigiou o evento e proporcionou bons momentos nas batalhas de entre B.Boys com o STREET STYLE

Grupo OPEN SCHOOL
Minha surpresa e satisfação maior foi ver o grupo OPEN SCHOOL da escola municipal Luiz Carlos Cáforo, já com uma coreografia pronta e segura.
Será que vamos ter OPEN SHOOL versus STREET STYLE na etapa final, é um caso a pensar.

Publico presente lotou a praça.


Dentro do projeto HIP HOP NA ESTRADA acontece o 1º festival de rap do SESC de São Gonçalo, que em Itaboraí estava em sua 4ª etapa classificatória, espaço que abre e da visibilidade para novos artistas.
Infelizmente apenas 4 participantes dos 10 selecionados, compareceram nessa etapa, o que não atrapalhou em nada o festival, pelo contrario, tornou ainda mais acirrada a competição, pois menos pessoas para avaliar, mais criteriosos e atenciosos ficariam os jurados.

Mc´s e músicas avaliados foram: 

D.É Apenas mais um louco (Classificado)

BS - Correndo atrás





SANTOS - Tênis

GURJA MC - Insolente (Classificado)


*Nota do autor para os faltantes (Reclamamos que não tem espaço e eventos como esse para abrir portas, e quando aparece um, nós mesmos fechamos a porta, fora que tiraram a oportunidade de gente que gostariam de estar lá)

E para encerramento de uma semana vitoriosa de trabalho, o evento o premia a cidade com shows de rap com artistas consagrados da cena.
Itaboraí recebeu cantou e dançou ao som de:

MC CG – Que participou da segunda etapa em Tanguá (projeto também reconhece os que se destacam mesmo sem ter ganho, e abre espaço para essas pessoas)


TONY MARIANO - Prestes a laçar seu segundo CD NAQUELE PIQUE VOL 2 mesclou musicas novas e consagradas de seu RAPertório e inda iniciou fazendo um free style inicial


AKIRA PRESIDENTE – Rapper que tem um estilo único fez o publico dançar da primeira  a última música


FUNKERO - Que desde 1999 está na estrada misturando Funk com Hip Hop, mostrou porque é um dos mais respeitados e competentes mcs do Brasil.




Fotos Marcos Ramos
Texto e vídeos *Nuno DV 

Um comentário: