Barra de localização deste blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hip-Hop invade Tanguá.


Ainda vou encorpar com vídeos e mais fotos, mas o texto tá pronto, então não vou segurar.
Boa leitura.


Dia 16 de Julho de 2011 mais ou menos 14:00 da tarde uma estrutura começou a ser montada no observatório de talentos. na praça da estação cultural no centro da jovem cidade de Tanguá, cidade com apenas 15 anos de existência, parou para assistir a segunda etapa do festival de rap, organizado pelo SESC.
Invasão cultural de peso (foto Marcos Ramos)
Conforme a estrutura ia sendo montada, as pessoas iam ficando mais curiosas, som começou a tocar a batida e o grave chamou mais ainda a atenção dos moradores, que em sua maioria estava tendo ali seu primeiro contato com esse tal de HIP HOP!
Disse em sua maioria, pois de Terça feira dia 12-07 à Sexta feira 15/07 duas escolas foram alvos (não sei se essa é a melhor palavra) de oficinas de cultura hip hop. Onde os alunos dessas escolas, receberam de forma gratuita, aulas de cultura hip hop, em suas quatro vertentes (Break, Graffiti, Rap, Dee Jay)
Cada oficina teve como instrutor um nome de peso dentro da cena:

O B-Boy GAGO ficou responsável pela oficina de Break (dança)
O graffiti teve como instrutor o premiado grafiteiro AKUMA
MC Nissin do grupo Oriente, ficou responsável pela oficina de rima (Rap)
A oficina de Dee Jay, ficou no comando do DJ Roger Flex.

A semente do hip hop foi muito bem plantada na vida dos alunos das escolas municipais, Zuquerina Rios, e da também municipal Vereador Manoel da Silva mais conhecida como “escolão” cada escola recebeu duas oficinas, espero de coração que essa semente germine e dê frutos, e que quando (se Deus quiser voltaremos em Tanguá) haja alguma cena de hip hop lá independente do tamanho.
Soube por alto, que os alunos fizeram um abaixo assinado, requerendo que as oficinas, continuem.

 
Festival de rap

A prefeitura de Tanguá, gentilmente cedeu um ônibus para buscar os participantes em São Gonçalo, em um ponto de encontro e horário pré estabelecido.
Prefeitura da cidade também disponibilizou um ambulância da SAMU, que ficou de prontidão do início ao fim do evento, mas felizmente não foi preciso usar esse serviço.

Às 16:00 começou o festival, uma presença foi bem marcante, a do astro rei sol, mais quente que ele, somente o calor humano dos presentes. E os nervos dos participantes, que além de cantar para o público, ainda estariam sendo avaliado por um júri técnico.
Anco (Produtor Musical)
DJ MP5 (DJ, Beat Maker, Produtor Musical)
Simone Alves e Isabel Batista  (professoras que usa letras de rap como metodologia)
A quinta cadeira do júri, foi completada com Marilene Alcântara, diretora de uma das escolas que receberam oficinas.

Apresentação do evento ficou a cargo de Nissin, o mestre de cerimônia com sessões  criativas e dinâmicas de improviso entreteve e animou a galera, fazendo rima usando como carta na manga as situações que apareciam ao redor.






As apresentações foram na seguinte ordem abaixo, veja os participantes e suas respectivas músicas defendidas, (aos poucos vou trocar a fotos pelos vídeos.)



NUNO DV. Música 22 de Agosto




MC AVALANCHE - Música: O Renascimento











           BIG EDDY - Música: Shao Kahn





Srtª MABÚ  -  Música: Inocência




     SOLDADOS DA PISTA - Música:  Minha Vida




 GLÁUCIO VÊNUS  -  Musica: Sincera- Mente






            MC CG - Música: Vivão e vivendo a vida



Além dos mc´s participantes
O grupo de dança de rua, STREET STYLE, mais uma vez hipnotizou a platéia com suas coreografias. (eles já haviam mostrado seu trabalho no SESC da São Gonçalo na 1ª etapa)






Rosana, aluna do Escolão,  desenvoltura e segurança
em sua primeira vez perante uma platéia.
Logo após o show de break do STREET STYLE, uma aluna da oficina de rima, Rosana, enfrentou com personalidade a platéia e mostrou as músicas compostas por ela durante a oficina, meus olhos lacrimejaram, confesso para vocês, vi naquele momento a mágica e o poder de transformação que o hip hop pode fazer na via do ser humano.


Seguindo a receita da 1ª etapa,  para finalizar com chave de ouro o evento, antes de dar o resultado dos classificados (dois por etapa) aconteceu um show de encerramento com o MESCLADOS MC´S grupo da zona sul do Rio de Janeiro que vem despontado e emergindo com méritos no rap nacional.

Em fim já sem a presença do sol e recebendo a lua como testemunha, saiu o resultado dos dois classificados para a grande final.
Resultado em minha opinião, justo e incontestável

Avalanche e Srta Mabú


Próxima etapa será dia 21 de Agosto em Rio Bonito.

Agradecimentos aos SESC


3 comentários:

  1. Valeu Nuno! seus posts são otimos! Tu descreve tudo com mta verdade e humildade! forte abraço da familia Mesclados MC's!

    ResponderExcluir
  2. salve salve nuno a naçao rap , passando para dizer q foi muito bom estar ai em tangua com todos voces.
    ass;tuche do grupo street style abraçao mano

    ResponderExcluir
  3. FALA AE AQUI É O M@!(0N DO GRUPO STREET STYLE, PASSANDO PRA DIZER Q FOI SHOW DANÇAR AI, O PESSOAL DO RAP ARREBENTOU E É ISSO VLW...

    ResponderExcluir